As tecnologias que envolvem os carros autônomos

17 de julho de 2017 por Ticket Log em Tendências
Voltar 0

Durante o evento WeMuv, que aconteceu na cidade de São Paulo no dia 06 de julho, diversas soluções para a mobilidade foram discutidas, e uma delas foi o carro autônomo, ou carro auto dirigível.

O carro autônomo é um veículo capaz de identificar o ambiente à sua volta e andar por ele sem qualquer intervenção humana. A partir da década de 2010 os investimentos na tecnologia começaram a se alavancar, e impulsionaram a eficiência de sistemas de navegação, sensores e acesso à Internet. Esses carros são capazes de fazer uma viagem sozinhos sabendo o caminho, desviando de obstáculos e com segurança, e assim, conseguirão dar ao motorista a opção de deixar o volante quando quiser.

Estes carros possuem um grande potencial para a redução de acidentes de trânsito e congestionamentos. De acordo com o estudo publicado em julho de 2016, feito em parceria entre a Boston Consulting Group e o Fórum Econômico Mundial, mostrou-se que a popularização deste tipo de veículo resultaria em 60% menos carros andando na rua—trazendo diminuição no congestionamento de grandes cidades, por exemplo.

Outro impacto seria a diminuição de 90% no número de acidentes entre veículos, já que uma das principais vantagens dos carros autônomos é a de não realizar erros e defeitos como um condutor humano, como por exemplo, uma condução egoísta, lentidão de reflexos, violação de normas de segurança, sono e embriaguez. E os benefícios também seriam ambientais, pois haveria uma diminuição de 80% na emissão de gases poluentes.

Entre as tecnologias envolvidas no desenvolvimento de carros autônomos, estão presentes o GPS, a internet para o geolocalização e a rota do veículo, tudo em tempo real, além de sensores de movimento a laser, temperatura, câmeras supersensíveis a movimento e supercomputadores processando em algoritmos avançados milhares de informações.

Durante o debate sobre os carros autônomos, elétricos e compartilhados na primeira edição do We Muv, Carlos Roma (BYD), Daniel Bedoya (Cabify) e Ricardo Leite (BlaBlaCar) compartilharam que para o modelo de carro autônomo e elétrico se tornarem realidade no Brasil é somente uma questão de tempo. Empresas como a Tesla estão desenvolvendo carros auto dirigíveis e em alguns países a regulamentação para que esses carros andem nas ruas já está em andamento. Para os brasileiros aceitarem esse modelo e terem acesso a essa tecnologia, dependerá de uma mudança de cultura do país, além de empresas de tanto carros elétricos, quando auto dirigíveis, terem que buscar mostrar o quão favorável é possuir carros assim.

“Tudo que posso dizer é que o veículo autônomo é inexorável, será parte de nossas vidas muito antes do que se imagina, as empresas que desenvolvem isso são organizações exponenciais com resultados de sucesso surpreendentes. ” Afirma Carlos Roma, diretor de vendas da Build Your Dreams – BYD.

Os comentários estão desativados.