Compense suas emissões! Fechar

Compense suas emissões!

Preencha o formulário e aguarde o contato de um especialista.

Obrigado!

Agradecemos o seu interesse! Em breve um de nossos especialistas entrará em contato.

gases-poluentes-cidade

Como compensar os gases de efeito estufa?

8 de janeiro de 2019 por Ticket Log em Sustentabilidade
Voltar 0

Compensação dos gases de efeito estufa, é possível?

Os gases de efeito estufa absorvem parte dos raios solares e redistribuem como radiação na atmosfera.

Mas qual é o principal efeito desde fenômeno? O aquecimento do planeta.

Os principais gases responsáveis pelo efeito estufa são o CO2, CH4, N20,  CH4, CFCs, HFCs, PFCs, SF6 e graças ao Protocolo de Quioto estão entre os principais objetivos desta redução.

Confira neste artigo que preparamos para você algumas curiosidades, perspectivas de emissões por setor e alternativas para compensação da emissão dos gases de efeito estufa.

Boa leitura!


Gases de Efeito Estufa no Brasil

compensação-gases-efeito-estufa

A emissão de gases de efeito estufa é uma das maiores preocupações mundiais e isso já não é mais uma novidade. Considerando o tamanho do território nacional (5% da superfície terrestre), a contribuição do Brasil nas emissões globais de GEE é relativamente pequena, mas ainda assim é a sétima maior emissão do planeta.

Os países têm criado metas de redução destes gases, mas só isso não é suficiente.

No Brasil, as principais fontes de emissão de gases de efeito estufa são, principalmente, o desmatamento, setor de transporte, pecuária, fermentação entérica, termelétricas movidas a combustíveis fósseis e processos industriais.

A SEEG Brasil (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa) disponibiliza os dados mais recentes do país categorizados por setor.  Desta forma, é possível acompanhar de perto os números e atuar pela redução das emissões.

A construção de uma Economia de Baixo Carbono eficiente depende da tomada de decisões mais bem informada, no planejamento e na implementação de políticas públicas e na promoção de iniciativas governamentais, não governamentais, do setor privado e da sociedade civil.


GEE no setor de Transportes

emissao-gases-transporte

O segmento de transportes é o maior emissor de gases de efeito estufa do setor de Energia.

Pode-se compreender que este fato está atrelado à predominância do modal rodoviário no país, ao crescente aumento da quilometragem total rodada por veículos e motocicletas no transporte individual de passageiros e ao aumento pela demanda de gasolina devido a perda histórica de competitividade do etanol nos preços relativos ao consumidor final.

Pense na sua família, amigos e conhecidos. Você consegue imaginar quanto cada pessoa emite de GEE para o planeta? E sua empresa, já compensou as emissões?

Calculando que a capacidade dos tanques de combustível dos carros populares é em média 50 litros, e considerando um veículo que rode 10 km por litro, a cada 500 km percorridos são emitidas 0,08t CO2!

Pensando de uma forma mais ilustrativa, este seria o valor da sua emissão de GEE caso você saísse de Porto Alegre, a capital gaúcha, e seguisse de carro até Florianópolis, em Santa Catarina.

Muitas ideias e práticas são possíveis para redução das emissões, como aplicativos de caronas, compartilhamento de cargas e rotas, incentivos ao uso do transporte coletivo, bicicleta, patinete elétrico, veículos elétricos, uso do etanol ou biodiesel no abastecimento, enfim, inúmeras possibilidades.

A Ticket Log oferece aos clientes do cartão Ticket Car uma funcionalidade que vem de encontro a essas necessidades e possibilidades. Com Log&Go o usuário pode utilizar o saldo do seu cartão combustível para pagamento de diversos serviços veiculares, entre eles as caronas compartilhadas e meios de transporte públicos.

Mas para as emissões de gases de efeito estufa realizadas, como compensá-las, neutralizando as emissões?


Como compensar os gases de efeito estufa?

compensação-de-carbono

Foi a partir do Painel Intergovernamental sobre mudança do clima (IPCC)que abordou a questão do aquecimento global e do CO2 como principal poluente entre os gases de efeito estufa, que surgiu a ideia da neutralização do carbono.

A compensação da emissão de gases de efeito estufa possui dois principais modos: o plantio de árvores e a utilização de créditos de carbono, provenientes do Mercado de Carbono Regulado ou Voluntário.

Estes dois formatos se baseiam no entendimento de que a Terra possui uma só atmosfera e não importa o lugar geográfico em que se realiza a redução da emissão dos gases ou a compensação, pois os benefícios sempre serão globais.

Apesar de essas serem duas opções, há algumas regulamentações que devem ser observadas na compensação da emissão dos gases de efeito estufa. Neste artigo, focaremos no Crédito de Carbono.

 

O que são créditos de carbono?

Cada tonelada de CO2e (equivalente) não emitida ou retirada da atmosfera por um país em desenvolvimento pode ser negociada no mercado mundial, dando origem ao Crédito de Carbono.

Esta possibilidade foi criada a partir do Protocolo de Quioto, assinado em 1997. O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) prevê a redução certificada das emissões.

Em geral, quem promove a redução da emissão de gases poluentes tem direito a créditos de carbono e pode comercializá-los. No Brasil, para geração do crédito de carbono é preciso considerar as regulações estabelecidas pelo Mercado Voluntário, e somente podem ser comercializados créditos de carbono certificados.  

Você sabia que, por convenção, cada tonelada de CO2e reduzida ou removida corresponde a 1 crédito de carbono?

A redução das emissões de gases de efeito estufa é uma importante – e necessária – iniciativa  na contenção das mudanças climáticas e que representam o objetivo da Ação Global contra a Mudança do Clima que alinha-se ao 13º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU

A Ticket Log pensando na compensação das emissões lança aos seu clientes uma nova opção de solução.

Plataforma Compense

A Plataforma Compense é uma novidade oferecida pela Ticket Log aos seus clientes, na qual as empresas conseguem compensar a emissão dos gases de efeito estufa através do apoio a diversos projetos sobre a causa, sem nenhum custo adicional!

Basta contratar o cartão Ticket Fleet, a solução mais completa para a gestão de abastecimento do mercado.

Com a Plataforma Compense Ticket Log você pode apoiar projetos brasileiros e internacionais de compensação, incluindo o Projeto de Crédito de Carbono da própria Ticket Log, que considera créditos gerados pela frota de veículos de seus clientes.

Para acessar a Plataforma, clique aqui.


Inventário de GEE

mapear-fontes-emissão-de-gases

Mapear as fontes de emissão de GEE decorrentes das operações, produtos e serviços de uma organização é fundamental para conhecimento, análise, gestão e implementação de metas de redução e compensação. 

Isso é possível através da elaboração do Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa, que nada mais é do que um raio x das fontes de emissão da empresa, realizado através de uma ferramenta de  cálculo.

No Brasil, o GHG Protocol é a ferramenta mais utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de GEE.

Originalmente desenvolvida nos Estados Unidos, em 1998, pelo World Resources Institute (WRI) e sendo compatível com a norma ISO 14.064 e com os métodos de quantificação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, é o método mais usado pelas empresas e governos para a realização de inventários de GEE.

Com esse recurso, fica muito mais fácil projetar e acompanhar as metas estabelecidas para redução e compensação dos gases de efeito estufa.

A avaliação da performance permite também um planejamento mais assertivo para melhorias e investimento em equipamentos, tecnologias e estudos para a compensação dos gases de efeito estufa.

Com Ticket Fleet você realiza o inventário de GEE da sua frota sem custos! Você pode controlar as emissões através de um painel online, além de também poder contar com alternativas de redução e compensação da emissão de gases de efeito estufa.

Muito simples e prático! Assim, a sua empresa pode ter o inventário completo do tempo, quantidade e efeito das emissões de gases de efeito estufa de todo o período em que tenha abastecido com as soluções da Ticket Log.


Conclusão

Cada vez mais torna-se necessário buscar alternativas que reduzam e compensem a emissão dos gases de efeito estufa.

A Ticket Log é parceira de seus clientes e, engajada neste desafio frente às mudanças climáticas, lança a Plataforma Compense para juntos atuarem de forma efetiva, reduzindo os impactos ambientais, econômicos e sociais.

Segundo dados atualizados do Emissions Gap Report, o mundo precisa triplicar a redução dos gases de efeito estufa até 2030 para não ultrapassar o limite dos 2ºC definidos no Acordo de Paris.

Um dado extremamente preocupante  e que deve servir como incentivo para colocarmos a mão na massa.

Vamos compensar a emissão dos gases de efeito carbono? Solicite uma proposta!.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *