Quer acompanhar melhor o consumo de combustível da sua empresa? Fechar

Quer acompanhar melhor o consumo de combustível da sua empresa?

Para empresas de todos os tamanhos!

Obrigado!

Obrigado! Sua solicitação foi recebida por um de nossos especialistas, que entrará em contato em breve.

consumo de combustível

Consumo de combustível: como acompanhar o rendimento de um veículo

21 de junho de 2019 por Ticket Log em Abastecimento
Voltar 0

Saber calcular o consumo de combustível é um dos principais diferenciais da gestão de veículos. Afinal, dessa maneira é possível aperfeiçoar o mapeamento dos custos com abastecimento, planejar gastos futuros e, principalmente, economizar.

Ter em mãos o controle do consumo de combustível de uma frota é um dos primeiros passos para que as empresas possam controlar o quanto que seus carros podem render em quilômetros rodados e, por consequência, qual será o custo para a utilização do veículo.

Além disso, o consumo de combustível pode ser um indicativo de grande importância para identificar oportunidades de melhorias no trabalho e, até mesmo, necessidade de manutenções veiculares.

Por esse motivo, criamos esse artigo para que você entenda sobre a importância do controle de consumo de combustível e, também, aprenda a calcular o rendimento dos automóveis e, assim, aprimore esse processo em sua gestão de frotas. Acompanhe.


A importância de calcular o rendimento de um veículo

Parte do processo de gestão de veículos é analisar o rendimento de cada carro e identificar situações que podem estar impactando em gastos excessivos ou mesmo mau uso do automóvel.

Além de ser uma maneira de economizar, o consumo de combustível é um bom indicativo para identificar uma série de situações que podem impactar no rendimento do carro:

  • problemas mecânicos;
  • necessidade de manutenção das peças;
  • qualidade do combustível;
  • calibragem dos pneus;
  • estilo de condução do motorista.

É possível não só calcular o rendimento de um veículo, mas, também, controlar o consumo de combustível. Acompanhe os próximos tópicos e saiba mais.


Como acompanhar o rendimento de um veículo em relação ao consumo de combustível

Existe um cálculo que leva em conta a quantidade de litros abastecidos em um veículo e o número de quilômetros rodados para identificar o número de litros por quilômetro. Além disso, também é possível identificar essa informação por meio do odômetro disponível no painel de alguns carros.

Mas, para a gestão de frotas esse pode ser um processo pouco eficaz. Afinal, quando se trata de uma gestão eficiente, é necessário ter uma visão mais aprofundada do rendimento de cada carro e, assim, conseguir acompanhar e traçar estratégias para a empresa.

Existem soluções tecnológicas para gestão de abastecimento que auxiliam nesse processo e permite criar relatórios e dashboards para o acompanhamento de informações, como a quantidade de litros consumidos por cada veículo, quilômetro rodado de cada carro, custo por quilômetro rodado e quilômetro rodado por litro.

solicite proposta e reduza o consumo de combustível


O alto consumo de combustível do veículo é causado por quais motivos?

Existem diversas condições que impactam no consumo excessivo de combustível, como problemas no motor ou mesmo situações em que o motorista não conduz o veículo de maneira adequada, acelerando ou freando bruscamente, por exemplo.

Para saber mais sobre medidas que podem impactar no consumo de combustível, acesse o nosso artigo com dicas para economizar combustível.


Aprimore a sua gestão de veículos e economize no abastecimento

Com a Ticket Log é possível melhorar o processo de gestão de veículos, prevenir gastos desnecessários e economizar. Para saber mais sobre controle inteligente do consumo de combustível, acesse a nossa página sobre a solução  Ticket Fleet.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *