Maio Amarelo: É tempo de segurança

10 de maio de 2019 por Ticket Log em Sustentabilidade
Voltar 0

Um movimento que salva vidas

Maio Amarelo é um movimento que acontece em todo mundo e, em 2019, aqui no Brasil, a campanha traz o tema “no trânsito, o sentido é a vida”. O objetivo é promover um trânsito mais seguro, com redução de número de acidentes em ruas e estradas.

É tempo de segurança!

 

Por que o Maio Amarelo é tão necessário?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é quarto país no ranking de mortes por acidentes no trânsito. Além disso, no mundo, em 2018, foram registrados 1,35 milhão de óbitos. Ou seja, falar do assunto é essencial para salvar vidas e mudar essa realidade.

Os números mais recentes do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, de 2016, apontam que naquele ano foram registradas mais de 37 mil mortes em ruas, avenidas e estradas brasileiras. A meta é não ultrapassar o número de 19 mil vítimas fatais por ano até 2020.

A questão da segurança no trânsito impacta até a saúde pública, já que, no Brasil, mais de 60% dos leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) e 50% dos centros cirúrgicos são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito. Isso representa um custo de mais de R$ 50 bilhões por ano.

O que a Ticket Log está fazendo?
O tema aqui tem o valor que merece: na Ticket Log®, reconhecemos que por trás de todo trabalho existe uma pessoa que dedica seu tempo àquilo e isso merece ser valorizado. Para um tempo mais seguro, apostamos em algumas iniciativas para reforçar a importância do movimento.

Participação na SP_Urban

O SP_Urban Digital Festival, que acontece em São Paulo, se une ao movimento para chamar atenção para a segurança no trânsito e novas formas de mobilidade urbana. Uma das iniciativas que será realizada com o patrocínio da Ticket Log® entre os dias 15 e 21 de maio é o Light Path, uma instalação imersiva em formato de túnel luminoso localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, próximo à Avenida Cidade Jardim.

 

“Light Path” (2019)
Obra visual e imersiva
Artista: Vigas
Av. Brigadeiro Faria Lima

O artista multimídia Vigas brinca com as marcações e indicações necessárias para a convivência viária em São Paulo.

A programação audiovisual reforça o conceito de sinalização no espaço urbano, além de ser um jeito lúdico e interativo de chamar a atenção para a causa.

Confere o teaser da ação:

 

Mobilidade como tendência

As tecnologias e as conexões digitais estão enraizadas no tecido das grandes cidades e isso está mudando seu funcionamento e os hábitos de locomoção das populações. Exemplos não faltam: em São Paulo, por exemplo, aconteceu a implementação de aplicativos de táxis, caronas, entregas, bicicletas e patinetes. Isso tudo alterou o fluxo de automóveis e motos na capital paulistana.

A malha viária inteligente e digital é mais abrangente do que podemos imaginar, porém, o comportamento sobre segurança diante dessa nova realidade ainda segue velhos costumes, considerando quase que exclusivamente pedestres e automóveis. Sendo assim, cabe o reforço e a conscientização de um sistema maior de locomoção, reconhecendo uma rede mais complexa e com novidades na forma de se mover.

 

Como o movimento do Maio Amarelo está repercutindo na sua empresa? Conta pra gente nos comentários!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *