Você sabe o que são as mudanças climáticas?

29 de outubro de 2015 por Ticket Log em Sustentabilidade
Voltar 0

Uma situação muito comum é confundir mudanças climáticas com as alterações cotidianas de condições climáticas. Quando falamos de mudanças climáticas ou aquecimento global estamos nos referindo a uma elevação da temperatura do planeta como um todo, causada pelo aumento de emissões de gases de efeito estufa – GEE na atmosfera gerado pelo homem.

Mas gerado como? Pelo desmatamento, queima de combustíveis fósseis para geração de energia (como petróleo, carvão mineral e gás natural), agropecuária, entre outros fatores importantes. Um estudo realizado por um professor da universidade de Yale, nos Estados Unidos na década de 1970, William Nordhaus, declarou que a temperatura da terra não deveria aumentar mais do que dois graus em relação à era pré-industrial para evitar impactos irreversíveis, tais como elevação do nível do oceano, extinção de florestas e espécies, enfim,  o desequilíbrio do sistema planetário com consequências impossíveis de gerenciar.

Desde então, os países vêm discutindo como devem se comportar para evitar essa elevação  em conferências internacionais, como a de Kyoto e de Cancun.

Este ano, em dezembro, líderes mundiais estarão em Paris, na 21º Conferência pelo Clima – COP 21 para discutir este assunto e assumir os próximos compromissos. O Brasil anunciou as metas absolutas para reduzir a emissão de gases de efeito estufa: 37% até 2025 e 43% até 2030, considerando a comparação com o ano de 2005.

A boa notícia é que este compromisso reforça o trabalho de longo prazo no combate ao desmatamento ilegal, que por si só já leva o Brasil a cumprir suas metas. A preocupação agora é garantir a contribuição do agronegócio e da indústria para a redução de suas emissões para que, num futuro próximo, estejamos preparados para cumprir metas ainda mais ambiciosas e até mesmo instituir uma econômia de baixo carbono. O que estamos fazendo?

Uma iniciativa do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVCes),  a Empresas Pelo Clima (EPC), busca mobilizar, sensibilizar e articular lideranças empresariais para a gestão e redução das emissões de GEE, a gestão de riscos climáticos e a proposição de políticas públicas e incentivos positivos no contexto das mudanças climáticas. Para isso, a empresa oferece uma série de ferramentas que ajudam na redução das emissões de GEE e no controle do consumo de recursos naturais, por meio de dois programas: Crédito de Carbono e o Frota Sustentável.

A adoção dessas práticas sustentáveis oferece aos seus clientes não só a identificação de oportunidades de melhorias nas condições ambientais, econômicas e sociais de suas operações no presente: o ideal é que tenham como monitorar continuamente seus processos, aproveitando o dinamismo do mercado e dos avanços tecnológicos para melhorar sempre.

 

Assista ao vídeo “Minuto do Planeta: a Terra tem Febre” para saber mais sobre como o planeta está se aquecendo. Você pode colocar legenda e configurar a língua nos ajustes do próprio vídeo.

Os comentários estão desativados.