Ticket Fleet:

A solução mais completa do mercado para o Gestor de Frotas!

Preencha o formulário abaixo para conhecer o melhor cartão para abastecimento e gestão de veículos do mercado!

Obrigado!

Que bom que você deseja melhorar sua gestão! Conheça os benefícios de ser Ticket Log e entre em contato com um de nossos especialistas!

o que faz um gestor de frotas

O que faz um gestor de frotas?

20 de novembro de 2018 por Ticket Log em Gestão de Frotas
Voltar 0

Gestor de Frotas: você sabe quais são as principais atribuições deste profissional?

Com o avanço da tecnologia, o modo de gestão dentro das empresas sofreu mudanças significativas.

Atualmente, para ser um bom líder, não basta apenas liderar e ser um ponto de apoio da equipe. É necessário também entender e analisar dados referentes a performance do departamento de sua responsabilidade.

Com os grandes avanços relacionados à tecnologia que estão transformando o mercado e elevando os níveis de competitividade entre as empresas, um Gestor de Frotas desempenha uma função extremamente importante pois seu trabalho está diretamente ligado com questões relacionadas a produtividade, controle e desempenho.

Neste artigo, vamos falar sobre as atribuições de um Gestor de Frotas e como a tecnologia pode ser a maior aliada para o desempenho desta função.

Boa leitura!


O que é um Gestor de Frotas?

o que é um gestor de frotas?

Um Gestor de Frotas é a pessoa responsável pelo gerenciamento de frotas, independente se é uma frota própria ou terceirizada, da empresa ou dos colaboradores, se são carros, caminhões, motos, equipamentos, ou qualquer outro tipo de veículo.

A função do Gestor de Frotas tem como responsabilidade as questões econômicas, técnicas e mecânicas dos veículos, passando pela gestão de pessoas e equipe até a inteligência na operação.

E essa é uma atividade que se aplica para pequenas, médias e grandes empresas, em escalas de tamanho e importância que podem variar, dependendo do negócio da empresa e, principalmente, da frota que precisa ser gerenciada.

Qualquer empresa que possua gastos com combustível, manutenção e outras despesas veiculares de seus veículos ou profissionais, inevitavelmente conta com alguém que assume a responsabilidade desse gerenciamento.

Acesse agora o Guia Definitivo de Gestão de Mobilidade para empresas 

Com a Ticket Logmanter o controle das despesas de combustível da frota e todos os custos relacionados aos veículos é muito mais fácil. Baixe agora mesmo o aplicativo na Apple Store ou no Google Play!


Evolução na Gestão de Frotas

evolução da gestão de frotas

Engana-se quem pensa que ser um Gestor (a) de Frotas é um trabalho fácil.

Uma vez, bastava entender de mecânica para acompanhar as manutenções e supervisionar a logística dos carros. Hoje, quem exerce este papel dentro das empresas tem que entender sobre legislação, lidar com dados e métricas, muita tecnologia e inclusive sustentabilidade.

O objetivo maior de um Gestor de Frotas é planejar, analisar e apontar melhorias para um melhor desempenho dos veículos, sempre pensando na redução de custos – principalmente na economia de combustível – e melhor aproveitamento do tempo.

Resumidamente, é a pessoa responsável por realizar o controle de todos os gastos gerados pelos carros, pela eficiência do processo e pela inovação constante na gestão de frotas

Para ser um gestor de frotas, o profissional precisa estar sempre atualizado e ter conhecimento em diversas áreas, pois além da Logística, ele também pode estar atrelado ao setor administrativo, podendo contribuir de forma significativa em outros assuntos que se relacionam diretamente com suas obrigações.


Características de um Gestor de Frotas

características do gestor de frotas

O Gestor de Frotas, como já falamos anteriormente, é responsável por questões relacionadas a manutenção, gestão de pessoas, controle e redução de gastos e identificação de melhorias para aprimoramento da performance dos veículos.

Por isso, um grande aliado deste profissional é o cartão combustível. Você sabe qual é a melhor opção? Conheça aqui!

Mais do que entender da parte técnica, mecânica e tecnológica, quem assume este cargo deve ser um bom líder.

Abaixo, separamos algumas características que consideramos essenciais para um Gestor de Frotas.

#1 Visão estratégica

Para ser um bom Gestor de Frotas é indispensável ter visão estratégica.

Essa visão engloba um contexto geral de toda a operação, visualizando possíveis falhas no sistema e novas estratégias.

Uma visão analítica pode – e deve – ser trabalhada em conjunto com softwares de gestão de frotas. Com sistemas que auxiliam fornecendo dados, você tem informações reais para embasar todas as tomadas de decisão!

Além disso, é necessário estar sempre antenado com as mudanças do mercado, novas tendências e novidades que podem aperfeiçoar o trabalho já exercido ou atender às expectativas de uma nova geração já presente no ambiente de trabalho.

#2 Organização com Dados e Informações

Um bom Gestor de Frotas é, antes de qualquer coisa, um profissional bem organizado.

A tecnologia, novamente neste caso, pode ser uma aliada para organizar as informações e manter os fluxos rodando.

Uma boa dica para os gestores é que eles tenham alinhado o planejamento (que varia de acordo com a empresa em que ele atua) e as tecnologias que são utilizadas no negócio, criando uma estratégia baseada nos objetivos traçados e nos recursos disponíveis. 

A partir disso, criam-se processos e fluxos de trabalho que depois são mantidos com a rotina e facilitam também no controle dos prazos e na execução das tarefas.

Caso haja algum imprevisto, é muito mais fácil encaixar dentro de um fluxo já existente, evitando também, dores de cabeça desnecessárias.

Essa organização, que aparece como um exemplo vindo do Gestor, serve de inspiração para os profissionais da equipe que aprendem, no dia a dia, a manter o seu próprio trabalho organizado.

#3 Engajamento e Resiliência

Criar e manter equipes engajadas é considerado um dos grandes desafios dos líderes e está ligada diretamente à gestão das pessoas, à produtividade e aos resultados.

Como Gestor de Frotas e na área de transportes o desafio pode ser ainda maior, pois os profissionais dessa área lidam todos os dias com prazos, cobranças ou despesas. Outro fator recorrente no setor de transportes de longa distância no Brasil se refere a questão de roubos de carga.

#4 Controle e maior produtividade

Para um Gestor de Frotas é indispensável ter controle de todos os aspectos que envolvem o seu trabalho desde regras básicas e políticas da frota até mesmo a própria gestão da produtividade da sua equipe para que também sejam evitadas fraudes.

Ticket Fleet  é a escolha perfeita para quem quer controle na gestão de veículos, acompanhamento de performance e redução de custos.  Solicite uma proposta agora mesmo e  conte com a solução de gestão de veículos mais completa do mercado!

Com o APP Sou Log disponível para Android e IOS, o Gestor pode controlar a sua frota em tempo real e tomar decisões emergenciais a qualquer hora e qualquer lugar.

Lidar com os prazos de forma leve e buscar resolver conflitos e imprevistos com calma é uma característica muito valorizada no meio.

Um bom profissional é resiliente e consegue transmitir confiança, extraindo o melhor de cada pessoa da sua equipe.

Um Gestor de Frotas é, também, um gestor de pessoas.


Conclusão

Um Gestor de Frotas é um grande profissional dentro das empresas.

Visão geral do negócio, senso crítico, acompanhamento e aperfeiçoamento constante da frota são algumas das principais características e atividades que um Gestor de Frotas deve realizar.

Nem sempre este papel é executado por um profissional específico, mas sim por alguém dentro do departamento da logística ou administrativo, e até mesmo do Recursos Humanos, nos casos de reembolsos com abastecimento, por exemplo.

Por isso é tão importante que as empresas invistam em soluções completas para análise e mensuração dos resultados.

Deseja melhorar seu gerenciamento de despesas com abastecimento? Solicite agora mesmo uma proposta preparada especialmente para a sua empresa por um de nossos especialistas.

E você, já sabia o que fazia o Gestor de Frotas? Você ocupa essa função na sua empresa? Deixe nos comentários o que você achou do nosso texto, quais os principais desafios que você observa na sua rotina ou contribua com dicas que possamos ter esquecido.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *